terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A maldição do Cartão de Crédito

Quem nunca se enrolou no final do mês com o cartão de crédito, com cheque especial, ou até com empréstimos bancários, que atirem à primeira pedra.

Mas se for levado em consideração o enorme numero de pessoas que são lesadas todos os meses com o pagamento taxas, juros e multas absurdas e exorbitantes, que comecei a pensar se o problema esta em nós consumidores, que não sabemos administrar nosso próprio dinheiro, ou se está nos bancos que abusam da ingenuidade das pessoas mais desavisadas.

No banco, deveria ser o local ideal para deixar nosso dinheiro seguro e protegido, mas o que era pra fazer o papel de moçinho esta se mostrando o verdadeiro vilão.

No site aonde os consumidores tem liberdade para expressar sua insatisfação, e obterem respostas das empresas reclamadas, o segmento bancos e financiadoras estão na quarta posição, enquanto os cartões de credito ocupam o décimo lugar das mais reclamadas. (dados até 18 de janeiro de 2011).

Das inúmeras vantagens que o banco nos oferece ao abrir uma nova conta, o cartão de crédito é o item mais tentador de todos. Ele te da o poder e a possibilidade de efetuar as suas compras parceladas, muitas vezes sem juros, naquele momento em o seu dinheiro esta escasso. No momento da compra é tudo maravilhas.

Mas é somente após chegar a fatura que você volta à realidade. Hoje os cartões facilitam muito a sua vida, mas é necessário saber usa-los conforme a sua renda e em casos que são realmente necessários. Compradores impulsivos não podem ter cartão de credito.

Deve sempre redobrar sua atenção ao sair de casa com um cartão de crédito no bolso. Mas porque se preocupar tanto, por isso vou exemplificar para vocês:

1.      Não pense que após efetuar suas compras você ira pagar somente o valor parcelado na loja, existem taxas somente para utilizá-lo.

2.      Nunca atrase o pagamento da sua fatura, os juros podem ser astronômicos, indo de 9% a 20% ao mês, além de encargos financeiros e mais outra taxa que pode elevar o valor de sua fatura pro espaço.


3.      Se atente a opção “Pagamento Mínimo”, cuidado isso é robada. Efetuando o pagamento mínimo, no próximo mês sua fatura vira quase com o mesmo valor da anterior, isso porque o que você esta pagando não é um percentual da divida, apenas os juros provenientes do não pagamento da divida total.

Por mais abusivas que sejam as cobranças realizadas por instituições bancarias ou financeiras, algumas cobranças até contra lei levando em consideração o código de defesa do consumidor, a realidade esta mostrando que a luta judicial poucas vezes é uma opção para consumidor, que de alguma forma sai lesado.

A melhor maneira de se proteger dos males do cartão de credito é utilizar de forma consciente, evitando a acumulação de divida. Ou como no meu caso solicitar o cancelamento, para cortar o mau pela raiz.

Cuidado com os bancos, por mais que sejam sensibilizantes suas propagandas ou mais carismáticos que sejam os slogans, eles não hesitam em tirar o seu, o meu, o nosso dinheiro.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com vc Felipe...
    Atire a primeira pedra nem nunca passou por isso.
    Abraços

    ResponderExcluir