terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A maldição do Cartão de Crédito

Quem nunca se enrolou no final do mês com o cartão de crédito, com cheque especial, ou até com empréstimos bancários, que atirem à primeira pedra.

Mas se for levado em consideração o enorme numero de pessoas que são lesadas todos os meses com o pagamento taxas, juros e multas absurdas e exorbitantes, que comecei a pensar se o problema esta em nós consumidores, que não sabemos administrar nosso próprio dinheiro, ou se está nos bancos que abusam da ingenuidade das pessoas mais desavisadas.

No banco, deveria ser o local ideal para deixar nosso dinheiro seguro e protegido, mas o que era pra fazer o papel de moçinho esta se mostrando o verdadeiro vilão.

No site aonde os consumidores tem liberdade para expressar sua insatisfação, e obterem respostas das empresas reclamadas, o segmento bancos e financiadoras estão na quarta posição, enquanto os cartões de credito ocupam o décimo lugar das mais reclamadas. (dados até 18 de janeiro de 2011).

Das inúmeras vantagens que o banco nos oferece ao abrir uma nova conta, o cartão de crédito é o item mais tentador de todos. Ele te da o poder e a possibilidade de efetuar as suas compras parceladas, muitas vezes sem juros, naquele momento em o seu dinheiro esta escasso. No momento da compra é tudo maravilhas.

Mas é somente após chegar a fatura que você volta à realidade. Hoje os cartões facilitam muito a sua vida, mas é necessário saber usa-los conforme a sua renda e em casos que são realmente necessários. Compradores impulsivos não podem ter cartão de credito.

Deve sempre redobrar sua atenção ao sair de casa com um cartão de crédito no bolso. Mas porque se preocupar tanto, por isso vou exemplificar para vocês:

1.      Não pense que após efetuar suas compras você ira pagar somente o valor parcelado na loja, existem taxas somente para utilizá-lo.

2.      Nunca atrase o pagamento da sua fatura, os juros podem ser astronômicos, indo de 9% a 20% ao mês, além de encargos financeiros e mais outra taxa que pode elevar o valor de sua fatura pro espaço.


3.      Se atente a opção “Pagamento Mínimo”, cuidado isso é robada. Efetuando o pagamento mínimo, no próximo mês sua fatura vira quase com o mesmo valor da anterior, isso porque o que você esta pagando não é um percentual da divida, apenas os juros provenientes do não pagamento da divida total.

Por mais abusivas que sejam as cobranças realizadas por instituições bancarias ou financeiras, algumas cobranças até contra lei levando em consideração o código de defesa do consumidor, a realidade esta mostrando que a luta judicial poucas vezes é uma opção para consumidor, que de alguma forma sai lesado.

A melhor maneira de se proteger dos males do cartão de credito é utilizar de forma consciente, evitando a acumulação de divida. Ou como no meu caso solicitar o cancelamento, para cortar o mau pela raiz.

Cuidado com os bancos, por mais que sejam sensibilizantes suas propagandas ou mais carismáticos que sejam os slogans, eles não hesitam em tirar o seu, o meu, o nosso dinheiro.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Inimigos vêm e vão, mas amigos se acumulam...

Não há melhor coisa do que compartilhar aquilo que você gosta com aqueles de quem você realmente gosta. Quando estamos entre amigos temos mais liberdades para sermos nós mesmos, são aquelas que sabemos que poderemos contar com ela em um momento difícil, e que fará falta em um momento bom, pois com ela por perto poderia ser melhor. Diferente da família que possui uma obrigação genética de nos suportar, nossos amigos exercem esse papel apenas por puro prazer.

Não sou uma pessoa perfeita, claro que não, mas uma coisa eu sei que posso me orgulhar, é que até hoje tive a felicidade de poder ter cultivado belas amizades, sendo na escola, no trabalho, na faculdade, na vizinhança. Amigos que já estão um tanto distantes outros que estão sempre presentes.
Não sou tão ingênuo a ponto de não saber distinguir um amigo de um colega, colegas eu possuo vários, são pessoas que tenho certo contato sei quem são mas não os conheço bem e nem ele a mim, diferentes de amigos que possuo menos, mas que os conheço muito bem e eles também me conhecem.

E o que faz dessas pessoas tão especiais em nossas vidas?

Uma questão que levantaram certa vez na sala de aula, a professora questionou porque os filhos são ou não são iguais aos pais referente a questão da personalidade?

No meu ponto de vista, a resposta mais plausível é que, o meio em que você convive faz a personalidade da pessoa. Se ela passa mais tempo com a família, suas características serão similares ao dos seus familiares, o mesmo acontece com sua roda de amizade, você adotara características similares daqueles que você conhece e admira. Quando crescemos e começamos a freqüentar a escola, passamos mais tempos nos nossos amigos do que com os familiares.

Por isso uma boa estrutura familiar e boas amizades são ingredientes muito importantes para a formação do caráter e da personalidade de cada pessoa.
Cultivem sempre boas amizades, delas podem aflorar momentos incríveis e inesquecíveis.

Esse post é dedicado a todos aqueles que um dia tive o prazer de chamar de amigo. Aonde quer que vocês estejam podem contar sempre comigo...

sábado, 15 de janeiro de 2011

Código de Conduta

O filme código de conduto dirigido por F. Gary Gray, conta com presença de Jamie Foxx (fazendo papel de promotor Nick) e Gerard Butler (fazendo papel de Clyde pai de familia).

O filme da uma lição de moral e profissionalismo aos que acreditam estar fazendo justiça, e zelando pela segurança da sociedade, quando na verdade fazem parte de um sistema de justiça falho, um sistema corrupto que gasta grande parte do seu tempo e dinheiro vivendo uma mentira, e deixando os verdadeiros criminosos a solta. É uma critica contra a forma de se fazer justiça nos Estados Unidos, critica que serve também para o Brasil.

O protagonista do filme Clyde é obrigado a assistir sua mulher e filha serem assassinadas por dois criminosos dentro de sua própria casa.

Lutando por justiça Clyde não aceita quando o ambicioso promotor Nick,  realiza um acordo com um dos criminosos, Darby o verdadeiro mandante do crime, Clyde não concorda que a promotoria faça acordo com assassinos.
No acordo Darby confessaria o crime, colocando toda a culpa no seu parceiro que na verdade era apenas cúmplice e não o assassino, ganhando assim a liberdade.



Clyde implora para o promotor Nick não fazer o acordo, e se oferece como testemunha do crime, mas o promotor não aceita, pois diz não querer arriscar, acusar os dois criminosos e não conseguir condená-los, frase marcante no filme, o promotor diz: “não é o que você sabe, mas o que você pode provar no tribunal”.

Dez anos após o julgamento dos criminosos, clyde inicia seu plano de matar todos aqueles que fazer parte do falso corrupto sistema de justiça, seu plano consiste em desmazelar toda promotoria e a prefeitura da cidade. E ele não pretende parar até que o promotor Nick perceba o quanto errado é fazer acordos com assassinos.

Com uma seqüência de acontecimentos bem arquitetados, Clyde consegue deixar a promotoria de São Francisco de pernas para o ar, sempre um passo a frente de todos. Matando um a um todos aqueles que fazer parte desse falso sistema de justiça.